Sinopse do Álbum
Procurando uma gravadora que os promovesse, Petra deixou a Word Records após 10 anos e veio para o InPop. Por causa de mais mudanças de membros da banda, o InPop sabiamente decidiu usar o “núcleo” de Petra – John Schlitt, Louie Weaver e Bob Hartman – para fazer este álbum. Os três estavam ligados aos produtores Jason Halbert e DwayneLarring, ex-integrantes do Sonicflood. O resultado é um álbum de louvor que empurra o som do Petra em novas direções criativas. O álbum parece ótimo, mas o rádio e a indústria CCM não responderam tão bem quanto os fãs esperavam.
Revival é o 20º de estúdio da banda, lançado a 20 de novembro de 2001.
Este álbum marca também algumas mudanças no Petra, em que três membros do grupo deixaram a banda e Bob Hartman retorna, assumindo novamente as guitarras.
O Petra também havia deixado as gravadoras Word e Epic Records, passando a ter, desde então, contrato com a Inpop Records.
Mantendo sua reputação de pioneirismo, a banda lançou o progenitor de todos álbuns de “louvor” contemporâneos, “Petra Praise: The Rock Cries Out”em 1989, e sua sequência, “Petra Praise 2: We Need Jesus” em 1997. Esses álbuns permanecem como favoritos do público entre os 19 álbuns de estúdio. Então o som poderoso do Petra está de volta com o terceiro trabalho de louvor da banda como lançamento de “Revival”.
John Schlitt fala sobre o álbum, sobre a gravadora, os produtores e sobre a volta de Bob e a faixa título do álbum..
“Inpop é um grupo de pessoas que realmente acreditam no ministério do Petra, sabem que o Petra poderá ser ainda um ministério muito viável por muitos anos que virão. Eles mostraram certamente mais respeito ao Petra do que qualquer outro na indústria das gravadoras, principalmente do lado Cristão, sem dúvida. Assim eu não tenho nada mais do que coisas excelentes para dizer sobre eles, estamos com a nova gravadora, produtores novos, um novo conceito para nós. Já fizemos dois álbuns de louvor antes, mas esse foi diferente. Houve uma conexão muito boa entre nós e os produtores. Eles conhecem nossa história, respeitam bastante nosso trabalho, mas por serem mais jovens, trouxeram modernidade para o projeto. Eles ajudaram a atualizar o Petra. E sobre o álbum a gravadora decidiu, eles realmente sentiram que os interesses deles estavam na antiga face do Petra. E, essencialmente, ela consiste de mim, Bob e Louie. Então, dissemos você sabe: “Que legal! Vamos tentar de novo!” E, nós três nos unimos e usamos Rick Cua, grande baixista e velho amigo nosso. Nós quatro, essencialmente, fizemos a base do CD e, então, usamos um pouco os nossos produtores para fazer (formar) e ajudar no glacê tanto quanto na musicalidade. E, isto se revelou ser de uma comodidade muito útil.
Se tivesse que lamentar algo desse CD, seria o fato de nós não podermos ter utilizado esses três rapazes que farão a turnê conosco. Mas, novamente, com a nova gravadora e tudo que aconteceu, nós seguimos as diretrizes deles. O mais legal de tudo é que os produtores foram super simpáticos conosco. Louie, por exemplo, esteve mais alegre nesta gravação do que em qualquer outra. Por favor, entendam, John e Dino são amigos fantásticos da gente. Logo, algo positivo dos novos produtores não significa que os antigos produtores não eram bons. Mas foi apenas uma boa e positiva experiência. Eu acho que Louie teve uma grande alegria, que pode ser conferida na parte percussiva do projeto, que está muito boa, na realidade. Quanto a mim, me fizeram cantar em diferentes oitavas que eu nunca tinha cantado antes. Realmente, esse foi outro gol da Inpop, que foi usar mais das minhas habilidades vocais. Mais dos graves e, depois agudos. Foi legal e novo, além de ter sido muito interessante para mim. E, Bob? Estou feliz em ouvir Bob tocar guitarra de novo, pois ele tem um modo de tocar muito característico. Eu juro que estou mais feliz que Bob tenha que tocar de novo, pois nos últimos 3 ou 4 CDS, ele foi apenas um produtor e não queria tocar. Era assim: “Vamos, Bob, toque guitarra. Vamos!” e ele dizia: ” Não, eu suponho que eu deva ficar de fora. Eu já passei, ok?”. Era muito estranho vê-lo do outro lado do estúdio, apenas produzindo, sem gravar. Mas com essa nova gravadora foi diferente. Eles disseram: “Não, Bob, nós queremos você tocando”. E ele disse: “Oh, bom!” E creio que isto fez o álbum ter um som interessante e familiar. Com bob de volta, tudo parece mais certo, as coisas se encaixam melhor. E ele sempre foi o principal compositor de todas as músicas. Bob é o coração da banda, na verdade.
Sobre a música “Send Revival,Start With Me” que é a faixa título do álbum, bem esta é uma música que eu e os produtores usamos como uma forma de trabalharmos juntos. ´euma daquelas coisas, onde eu cheguei naquele dia e eles disseram: “Temos uma canção, você poderia cantar e ver como fica?” e foi tão natural pra mim que depois de tudo pronto (acho que a terminamos em 5horas) e olhamos uns para os outros e dissemos: “Oh, funcionou!” isso foi há6 meses quando terminamos essa música, então o11 e setembro aconteceu, e eu percebi que as pessoas estavam realmente abaladas, especialmente nesse país, pelo fato de de que uma dura e pesada batalha estava ocorrendo no meio espiritual, e esse país precisava de renovação (revival) e então, de repente, nós estamos indo. Oh essa canção é tão relevante! Estou empolgado com ela! Eu acho que existe, provavelmente nesse álbum algo pra todo mundo. Nós fizemos a sessão de áudio e compreendemos existir muitos gostos e nós tentamos englobá-los o máximo que pudemos, mas sem perder a unidade ou pacote total. Se você ouve o álbum inteiro, verá que soa como um concerto, os picos e os vales estão lá. Está muito bem balanceado. Creio que a 1ª música é absolutamente a certa e a última também.
Quanto ao estilo do álbum juntamente com a gravadora nós sentimos que louvor e adoração é o que nós, como povo de Deus, estamos precisando agora. Mas particularmente, eu não vejo a hora de entrar em estúdio e gravar rock’n roll de novo.”diz Schlitt.
Com esse álbum a banda lançou seu 1º DVD “Revival” que nos EUA, o DVD custava $ 6,99 ou grátis com a compra do CD Revival. O DVD foi lançado apenas nos EUA.
Para o DVD Revival, um programa de 46 minutos foi feito, mas algumas semanas antes do lançamento, o Inpop decidiu reduzi-lo para apenas 33 minutos.
Pouco antes da gravação do álbum, a banda “ao vivo” do Petra consistia em John Schlitt nos vocais principais, Louie Weaver na bateria, Kevin Brandow nas guitarras, Bryce Bell nos teclados e Mike Brandenstein no baixo. Apenas Schlitt e Weaver fizeram parte da gravação do álbum.
Após a gravação do álbum, na primavera de 2002, Kevin Brandow e Mike Brandenstein deixaram a banda. Substituições foram encontradas nas pessoas de Greg Bailey no baixo e Quinton Gibson nas guitarras principais.
Em 07 de setembro de 2002, Petra tocou no Night OfJoy na Disneyworld, Lake Buenavista, FL. Bob Hartman se juntou à banda no palco pela primeira vez desde que deixou a banda após a gravação de No Doubt. No início daquele ano, Bob se juntou à banda no estúdio de todayschristianmusic.com, Nashville, TN, para uma transmissão de rádio acústica.
Na faixa de pré-lançamento, 09 é intitulada “Satisfy”; na faixa de lançamento regular 09 é intitulado “You Satisfy”
No lançamento regular, a lista de faixas é confusa. A faixa 04 (“Amazing Grace” de acordo com a arte) e a faixa 05 (“The Prodigal’s Song” de acordo com a arte) são trocadas. O pré-lançamento avançado tem a tracklist correta na arte.
Como a versão do álbum “Send Revival, Start With Me” era muito longa para o rádio, uma edição de rádio foi feita em mais de 1 minuto a menos. Foi lançado em um CD promocional disponível apenas para rádios.
Petra:
John Schlitt – vocais principais
Bob Hartman – Guitarras
Louie Weaver – Bateria
Músicos adicionais:
Rick Cua – baixo
Jason Halbert – Teclados e programação
DwayneLarring – guitarras adicionais
David Larring, Kevin Walt
Arranjo de cordas em “Send Revival”: David Davidson
Strings de David Davidson, John Catchings, David Angell e Monisa Angell
Vocais adicionais:
John Schlitt, Bob Hartman,Jason Halbert
| Gravadora: Inpop |