COMPRE AQUI A EDIÇÃO REMASTERIZADA EM CD – PRÉ-VENDA
Álbum Sinopse
Petra trouxe de volta o rock para Never Say Die. É uma boa mistura de músicas mais pesadas e mais suaves. O novo produtor Jonathan David Brown criou “som do Petra” patenteado neste e nos próximos três álbuns. Petra começou a tocar no heavy airplay na rádio com canções como “The Coloring Song”.
Esse foi o 4º álbum de estúdio da banda e álbum traz a arte com primeira “guitarra voadora”, que se tornaria um tema nas capas de Petra, a arte foi feita por Randy Rogers.
O álbum atingiu o nº 29 do Top Contemporary Christian.
Pelo início dos anos 80 “Whashes Whiter Than” o 3ºálbum da banda, não era campeão de vendas em grande parte devido a problemas de distribuição. Com nenhuma gravação vendida não havia maneira de promover o álbum nacionalmente, e quase nenhuma banda, Hartman estava considerado a terminar com PETRA. Mas em vez disso Hartman conheceu Mark Kelly e John Slick, em um estudo da Bíblia e quis contratá-los para se juntar a ele e a Volz
Bob conseguiu recrutar Mark Kelly e John Slick ao time e essa formação conseguiu junto com produtor fazer esse álbum ter o reconhecimento que a banda precisava e merecia.
“The Coloring Song” e “Praise Ye The Lord” eram originalmente canções da E-band. Greg Volz foi o vocalista desta banda durante o início dos anos 70. Existe uma gravação ao vivo da versão da E-band de “Praise Ye The Lord” e várias gravações de Greg X. Volz apresentando “Praise Ye The Lord” em turnê com Phil Keaggy.
PETRA lançou seu 4º álbum “Never Say Die” com o primeiro single, uma canção originalmente escrita e interpretada pela antiga banda de Volz. “The Colring Song” era a grande chance do PETRA.
Subindo rapidamente para o topo das paradas de rádio cristã, tornou-se o 14º maior single classificado da década nas paradas do cristão adulto contemporâneo.
“Never Say Die” tornou-se o álbum para o qual a banda e sua gravadora,Star Song Records, esperava; recebendo elogios.
No álbum anterior “Whashes Whiter Than” realizado com Greg, foi na verdade um álbum que classificamos como pop, e era mais leve, estávamos nervosos sobre tocar muito pesado, isso foi durante o tempo que as pessoas estavam dizendo: “uma banda de rock cristão nunca vai ser bem sucedida, não na música cristã”.
E então assim no “Never Say Dier” nós meio que dizemos: ok, nós não nos importamos. Nós não estamos fazendo isso para ser bem sucedido, estamos fazendo o que sentimos em nossos corações. As canções, as músicas eram descaradamente Evangelho, e descaradamente em seu rosto, sair do mundo. Quero dizer, que elas eram o que queríamos dizer; coisas fortes e a música era forte” disse Bob Hartman.
Existe a história de que muitos dos 7 singles de vinil com “For Annie” foram destruídos, devido ao falso boato entre os DJs de que uma jovem cometeu suicídio após ouvir a música.
Petra saiu em turnê durante os primeiros três meses de 1982 com o headliner Servant. Durante a turnê, a fama de Petra atraiu mais e mais pessoas, tanto que as pessoas passaram a ver Petra em vez de Servant.
As primeiras fotos oficiais da banda de Never Say Die apresentam o baterista temporário Jeff Boggs.
Louie Weaver não entrou na banda até 1982, durante a turnê Never Say Die. Loiue era um baterista com início no rock cristão já havia tocado com Randy Matthews e Fireworks.
A linha de turnê da banda foi definida e Petra foi para estrada por 300 dias em 1982, fazendo 162 shows e parando apenas 5 semanas para gravar seu próximo álbum.
Originalmente lançado em 1981. Algo aconteceu entre 1979 e 1981. O quarto álbum de Petra, Never Say Die, deu uma guinada para uma abordagem muito parecida com AOR / Def Leppard em comparação com a abordagem Air Supply de Washes Whiter Than, deixando cair rockers como “Chameleon”, “Angel of Light”, “Without Him We Can Do Nothing”, “Father Of Lights” e “Praise Ye The Lord”. Tornou-se muito claro que esta banda estava indo para o Christian Arena-Rock Stardom, deixando o estilo clássico mais suave para trás e forjando um novo caminho em direção ao status de banda de rock cristão épico dos anos 80 e ao sucesso que poucas bandas desfrutaram. Depois de ouvir, você entenderá como Petra passou de mão em mão para se tornar a primeira banda de rock de estádio da Música Cristã e, de fato, o primeiro supergrupo do gênero apresentando um show como Styx ou Kansas viajando com uma configuração de palco que exigia 3 semi-caminhões . Este álbum é o ataque total às forças das trevas. Sim, era como um militante, e sim, todos nós oficialmente nos alistamos no exército de Deus depois de ouvi-lo. Dos gráficos às letras, à configuração do palco, Petra oficialmente travou uma guerra contra o inimigo, mas também contra a complacência de uma banda cristã que só queria rock, e rock foi o que fez. Só está ficando melhor a cada álbum.
O fato de que este álbum nunca foi lançado em um CD sozinho em vez de um álbum duplo de 1988 com Washes Whiter Than surpreende muitos até hoje. Felizmente, agora o álbum foi relançado pela GIRDERMUSIC e remasterizado (e recarregado). Never Say Die está finalmente em um CD independente completo com cartas colecionáveis e um livreto de 8 páginas com letras e fotos em uma caixa de joias. Arena rock nunca soou ou pareceu melhor.
O relançamento da Girdermusic inclui:
• O álbum primeira vez está sozinho em um CD
• Remasterizado a partir de fontes originais
• Livreto de 8 páginas, CD de caixa de joia
• Inclui cartão comercial LTD
• 2021 Girder Records, GR1116
• Lançado originalmente em 1981
• Edição Legends of Rock ™
* Relançamento em vinil colorido para primavera de 2022
Petra:
Bob Hartman: Guitarras e backing vocal
Greg X. Voz: Vocal
Mark Kelly – Baixo e backing vocal
John Slick – Teclados e backing vocal
Músicos adicionais:
Keith Edwards (bateria e percussão), Alex MacDougall (percussão), John Miller (trombone) Bob Welborn (trompete)
O “traje do exército” que a banda usava fazia com que todas as crianças continuassem no show. Isso começou a atrair mais atenção para eles do que qualquer outra coisa que haviam feito até então.
“The Coloring Song” foi usada para quebrar muitas paredes e até mesmo pressuposições sobre o que uma banda de rock poderia ou não fazer. Eu não acho que a lição foi muito bem aprendida por todos, mas Petra aprendeu que eles poderiam fazer uma música que dramaticamente não fosse rock and roll e não comprometeria quem eles são.
Wes Yoder (presidente, agência de artistas Ambassador)
Foi quando Petra realmente começou. “The Coloring Song” foi um sucesso universal para eles. Na verdade, foi # 1 na parada de rock, # 1 na parada contemporânea e # 1 na parada de inspiração. Foi até cinco primeiros na tabela Southern Gospel. Isso realmente os trouxe a muitas pessoas novas que, de outra forma, nunca os teriam ouvido. Foi também o início de todo o conceito militar e arte para a banda. Randy Rogers fez essa arte. Eu acho que Petra, naquele ponto, havia explorado a mentalidade dos jovens cristãos dos anos 80. Focou uma nova atenção na capa do álbum.
John Styll (editor / CCM Magazine)
| Gravadora: Star Song |