Álbum Sinopse
O 1° álbum do Petra gravado ao vivo, foi também o último álbum a contar com Greg X. Volz como vocalista. Petra gravou isso durante a turnê “Beat the System”, muitas das músicas são desse álbum. Alguns destaques são os solos de guitarra de Bob Hartman, Louie Weaver na bateria, e John Lawry nos teclados. Além disso, deve-se notar que a versão em CD deste álbum é substancialmente mais curta do que a fita cassete e as versões em vinil (lp).
Partes das canções, partes da pregação de Greg no final, e uma canção inteira foram cortadas para que o álbum coubesse em um CD. Conseqüentemente, muitas pessoas nunca ouviram a música “The Great I Am”, uma música espontânea que a banda improvisou no show e se encontra disponível apenas no cassete. Nunca mais foi realizada desde então.
Existe um EP em vinil lançado pela AM records em 1986 chamado “Beat the System 86 Tour souvenir EP” que trás 4 faixas, duas versões de estúdio (Beat The System & More Power To Ya) e duas versões “ao vivo” (Godpleaser & The Great I Am) que são as gravações deste álbum.
Este álbum marca o fim da era Greg X. Voz com a banda, desde seu primeiro álbum completo com o Petra, Washes Whiter Than, lançado em 1979 e a partir daí, veio um dos períodos mais prolíficos da lendária banda. Never Say Die (1981), More Power ToYa (1982), e Not of this World (1983) mostraram o Petra com uma sonoridade bastante sólida e eficiente, abordando temáticas cristãs bastante enfáticas nas letras escritas por Bob Hartman.
Com o sucesso alcançado, Petra lançou” Beat the System” em 1984 e chega ao apogeu de sua fase oitentista. A turnê seguinte foi uma de suas mais bem sucedidas, rendendo inclusive esse disco ao vivo intitulado Captured in Time and Space. Nesta época, a banda realizava em média de 160 shows por ano. Devido à assídua demanda da agenda, no início de 1985 Volz já estava começando a sentir o desgaste por participar de tantos eventos durante quatro anos consecutivos (1981-1984). Como resultado, sua vida familiar estava sofrendo e Volz deu um aviso prévio de 9 meses para seus companheiros de banda de que ele estaria deixando o Petra no final da turnê “Beat The System”.
O álbum foi gravado durante a turnê Beat The System em 3 concertos diferentes:
No “Civic auditorium, Knoxville, Tennesse” em 21 de novembro de 1985, no “Memorial auditorion,Greenville, Carolina do Sul” em 22 de novembro de 1985, e no “Township auditorium,Columbia , Carolina do Sul” em 23 de novembro de 1985.
O álbum também teve o 1º registro em vídeo do show lançado em VHS, em 2006 foi lançado uma versão em DVD do Captured In Time And Space com mesmo set list do VHS lançado em 1986, contendo a música “The Great I Am” que não fora incluída na versão do LP,e cd,apenas no cassete e no LP da AM records.
Bob Hartman iniciou o projeto, pagando a EMI para licenciar o vídeo e em seguida, supervisionando pessoalmente oprocesso de transferência do vídeo de sua cópia VHS original. Durante anos fãs solicitaram a Hartman e EMI e outros para relançar CITAS em DVD, mas não tiveram sucesso até anúncio de Bob. Um dos obstáculos foi a questãos da “máster” do vídeo.
“As masters do CITAS foram perdidos” pela Starsong anos atrás”, explicou Hartman em uma mensagem no PetraZone ,“ninguém sabe onde eles foram”.
Mas e-mails persistentes de fãs estimularam Hartman a encontrar uma maneira de tornar o dvd uma realidade.
Hartman acabou licenciando o vídeo da EMI e então pagou pela arte, masterização e fabricação.
O investimento é um risco, mas se valer a pena, ele diz que considerariam lançar outros vídeos do Petra em DVD. “podemos vender apenas 50 cópias” escreveu Bob no Petrazone. “Então perderíamos dinheiro e não faríamos de novo”. O dvd não tem recursos bônus nem tem o vídeo clip “Beat the System” que acompanha o VHS.
“não achamos que precisávamos licenciar mais nada até vermos se isso fazia algum sentido (financeiramente)”,disse Hartman ao petrarockismyworld. “se não faz sentido financeiramente, pelo menos divulgamos isso para nossos fãs e talvez paremos os piratas no eBay”
O único destaque foi quando estávamos fazendo o vídeo (“Captured In Time And Space”) e espontaneamente escrevemos “The Great I Am”. Esse foi um tempo ungido. Foi mágico. Estávamos construindo algumas coisas na passagem de som e então, na noite em que estávamos filmando, tudo se encaixou e aquela música nasceu. Essa foi a única vez que aquela música foi tocada.
Greg X. Volz (vocalista do Petra)
Eu realmente gosto do computadorizado “Jesus Loves You” durante o solo de teclado de John Lawry. Foi uma coisinha no meio do álbum que foi maravilhosa. O público ficou realmente extasiado com aquele momento.
Paul Baker (autor “Why Should The Devil Have All The Good Music?”/ Por que o diabo deve ter toda a boa música?”)
Petra:
Bob Hartman: Guitarras e backing vocal
Greg X. Volz: Vocal
Mark Kelly: Baixo, baixo sintetizado e backing vocal
John Lawry – Teclados, backing vocal
Loiue Weaver: Bateria e percussão
As canções deste álbum foram gravadas durante um show ao vivo da turnê “Beat The System”, e são músicas extraídas dos álbuns Never Say Die, More Power To Ya, Not Of This World e Beat the System.
| Gravadora: Star Song |