Sinopse do Álbum
Este álbum trouxe mais mudanças para Petra. Foi o primeiro álbum de louvor que eles fizeram em nove anos. E as adições recentes de Cooper e Lichens, assim como o baixista Ronnie Cates, todos partiram. Kevin Brandow, Pete Orta vieram a bordo durante a turnê e Lonnie Chapin gravou o álbum . Isso tem alguns arranjos legais, e gosto da maneira como todas as canções de louvor acabaram. Bob Hartman aproveitou ao máximo seu tempo depois que parou de fazer turnê.
Ele escreveu três canções excelentes, especialmente “Lovely Lord”.
Petra Praise2: WeNeed Jesus é o 17º álbum de estúdio da banda, lançado em 18 de Fevereiro de 1997.na época do seu lançamento esse foi o álbum comemorativo de 25 anos da banda.
Mesmo com 25 anos de banda,6 milhões de álbuns vendidos, 3 Grammy Awards e inúmeros discos de ouro a banda não se considerava no topo de sua carreira. Mas Bob Hartman falou sobre isso:
“Não considero o Petra no topo de sua carreira porque já estamos há 25 anos pregando algo que acreditamos, a música e a cultura mudaram muito desde que começamos nossa carreira, mas o Petra mantém o mesmo nível de popularidade. Isso não se deve ao fato de estarmos no topo da carreira, e sim por mantermos nossa fidelidade às nossas mensagens nesses últimos 25 anos” finaliza Hartman.
Este é o primeiro álbum com o novo baixista, Lonnie Chapin que iria manter-se na banda até 2001.
O disco atingiu o nº 155 da Billboard 200 e o nº 2 do Top Contemporary Christian.
Indicação ao prêmio Grammy: Melhor Álbum Gospel Pop / Contemporâneo de 1997
Prêmio Dove: Álbum de Louvor e Adoração de 1998
Assim como o seu 1º álbum de louvor gravado em 1989 o Petra Praise “The Rock Cries Out”, Petra Praise 2 trouxe a mesma temática mas diferença nos arranjos dos instrumentos, até Loiue Weaver mudou a afinação de sua bateria para esse álbum a pedido dos produtores.
Enquanto o Praise 1 tinha uma sonaridade mais puxada pras guitarras e teclados,embora sendo um álbum de “louvor” tinha elementos mais na linha da banda.
Praise 2 segue a linha “eletracústica” com letras voltadas à temática de louvor congregacional.
Mais na linha de Hillsong United e Planetshakers, lembrando que o Petra fez esse tipo de som neste álbum muito antes desses grupos aparecerem e serem conhecidos no cenário cristão e mundial.
Petra Praise 2 as canções são mais “baladas” não há nenhum rockão nas versões das antiqüíssimas músicas litúrgicas americanas. “ A música é um complemento da mensagem que queremos passar. Nesse álbum, as mensagens são mais efetivas na formas de baladas”. Diz a Hartman. E para tornar a efetividade das mensagens ainda maior, a banda colocou as partituras de todas as músicas no encarte do álbum.
“Sei que muita gente pode querer tocar e cantar essas músicas, pois todas elas são muito populares nas igrejas. Colocando as partituras, nós queremos facilitar o trabalho dessas pessoas” diz Hartman.
A faixa título do álbum é uma música composta por John Elefante que já havia gravado essa música em 1992 no álbum “The Heard” com vários artistas e distribuído pelo selo Pakaderm do seu estúdio juntamente com seu irmão Dino. Também no álbum de 1990 “Rock Power Praise “The Hymns Vol.1”.
Mas foi com a gravação do Petra Praise 2 que a música “We Need Jesus” ficou mais conhecida. As demais faixas do álbum são regravações de canções antigas, e além da faixa título do álbum “We Need Jesus” composta por John Elefante, “Song of Moses” foi composta por Jim Copper (que foi o tecladista que participou do álbum e da turnê “No Doubt”).
“Be Of Good Cheer, The Holiest Name, Lovely Lord” composta por Bob Hartman.
Petra
John Schlitt – vocais principais
Louie Weaver – Bateria
Lonnie Chapin – Baixo
David J. Lichens – Guitarras
Bob Hartman – Guitarras
Músicos adicionais:
Dan Needham, Matt Pearson, Jeff “Max” Roach, Gary Burnett, Scott Denté, George Marinelli, John Elefante
Scott Denté é cortesia da Sparrow Records
John Elefante parece cortesia da PamplinEntertainment
Vocais adicionais:
Crys, Lissa, Lisa C., John Elefante, John Schlitt, Lonnie Chapin
Vocais principais adicionais em “We Need Jesus”:
John Elefante, Lou Gramm
| Gravadora: Word |