A. Louis Weaver III, ou mais popularmente conhecido como Loiue Weaver, nasceu em Nashville, Tenessee, em 13 de Julho de 1951. É casado com Penny Weaver, e sua imagem está muito ligada com o fato de que ele é fã de Mickey Mouse, pois as utilizava em camisetas, baterias e outros produtos.
Após se graduar, ele trabalhou com diversos artistas, entre eles Randy Matthews, Fireworks, e também excursionou com Matthews and Crossfire. Também tocou com Parable, Good Grief e Chuck McCleod´s Band.
Em 1981, ele ingressou no Petra, permanecendo até 2003, quando foi demitido em meio a uma polêmica que até hoje os fãs não têm uma explicação concreta, pois tanto o Petra quanto Louie tentaram apaziguar os ânimos e não tocaram mais no assunto. Independentemente destes fatos, com o Petra, Louie conquistou quatro Grammy´s (1990, 1991, 1993 e 2000).
Em 2005, participou de um projeto chamado Project Damage Control, com John Schlitt aos vocais . Posteriormente, trabalhou por um breve tempo com a banda Viktor.
Em 2010, Louie recebeu o convite para retornar ao Petra, desta vez, com a formação dos anos 1980, a Classic Petra, para a gravação e turnê do álbum Back to the Rock.
Weaver foi eleito, por cinco anos consecutivos (de 1989 a 1993), o “baterista favorito” através de uma escolha realizada pelos leitores da CCM Magazine .